sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Entenda como ficará o Enem com a Reforma do Ensino Médio

Reforma do Ensino Médio pode alterar formato do Enem a partir de 2019.


A Reforma no Ensino Médio implicará em mudanças no Enem. (Foto: Divulgação)

Entenda como ficará o Enem com a Reforma do Ensino Médio e esclareça as principais dúvidas sobre o assunto. A aprovação da medida provisória 746/2016 implicará em grandes mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio, mas as alterações na prova não acontecerão de uma hora para outra.
Reforma do Ensino Médio tem, como principal objetivo, alterar a estrutura da última etapa da educação básica. O Governo Federal pretende ampliar a carga mínima anual e flexibilizar o currículo conforme a vocação do aluno.

Principais mudanças com a Reforma do Ensino Médio


Com a reforma, o currículo do ensino médio será dividido em duas partes: 60% para disciplinas comuns a todos os estudantes e 40% para aprofundamento em alguma área do conhecimento. Cada aluno terá liberdade para escolher uma das seguintes áreas de interesse: Matemática, Ciências da Natureza, Linguagens, Ciências Humanas e Sociais e Formação Técnica Profissional.

A MP 746/2016 também amplia a jornada dos alunos, com o objetivo de estimular o ensino em período integral nas escolas de todo o país. A carga horária aumentará de 800 horas por ano para 1.400 horas.

Como ficará o Enem com a Reforma do Ensino Médio?


Muitos estudantes estão preocupados com a medida provisória proposta por Michel Temer, afinal, eles não sabem ao certo como ficará o Enem com a Reforma do Ensino Médio. O principal medo é que o foco na educação profissional dificulte o acesso ao ensino superior.
O atual formato de ensino médio está em vigor desde 1996. Ele propõe um currículo único, formado por 13 disciplinas obrigatórias. Os estudantes precisam estudar todas as matérias, a fim de garantir uma boa preparação para o Enem. Somente assim ele conseguirá uma boa nota para ingressar na universidade (com Sisu, Prouni ou Fies).

Com a reforma, o currículo do estudante ficará mais flexível. (Foto: Divulgação)
A reforma do ensino médio criará diferentes áreas de concentração. O estudante terá liberdade para aprofundar os seus conhecimentos de forma mais acadêmica ou focar na qualificação profissional.
A reformulação do ensino médio será responsável por criar um novo modelo de Enem. No entanto, o Ministério da Educação ainda está estudando formas de como avaliar os alunos conforme a ênfase da sua formação.

Diferentes modelos de Enem

Uma das possibilidades estudadas pelo MEC é criar diferentes modelos de Enem, ou seja, provas capazes de avaliar todas as ênfases de formação do Ensino Médio.
O exame se ajustará a última etapa da educação básica e o seu conteúdo será definido pela Base Nacional Comum Curricular e pela área de concentração escolhida pelo estudante.
O texto oficial da Reforma do Ensino Médio não fala sobre os rumos do Enem. De qualquer forma, o exame continuará sendo o mecanismo de acesso ao ensino superior. Sua logística da prova ficará mais difícil, porém, as mudanças serão positivas para o sistema educacional.

As mudanças são para já?

Um novo formato de Enem poderá ser criado a partir de 2019. (Foto: Divulgação)

Não. De acordo com especialistas, as mudanças no ensino médio serão introduzidas aos poucos, por isso só terão impacto no Enem a partir de 2019. Portanto, que vai prestar o Enem em 2017 e 2018 não precisa se preocupar com as inovações introduzidas pela MP 746/2016.
Em breve teremos novidades sobre como ficará o Enem com a Reforma do Ensino Médio. Fique de olho nas atualizações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário