quarta-feira, 15 de março de 2017
20 Dicas importantes para interpretação e compreensão de textos
2. Se encontrar palavras desconhecidas, não interromper a leitura, vá até o fim, ininterruptamente;
3. Ler, ler bem, ler profundamente, ou seja, ler o texto pelo menos umas três vezes ou mais;
4. Ler com perspicácia, sutileza, malícia nas entrelinhas;
5. Voltar ao texto tantas quantas vezes precisar;
6. não permitir que prevaleçam suas idéias sobre as do autor;
7. Partir o texto em partes ( parágrafos, partes) para melhor compreensão;
8. Centralizar cada questão ao pedaço (parágrafo, parte) do texto correspondente;
9. verificar, com atenção e cuidado, o enunciado de cada questão;
10. Cuidado com os vocábulos: destoa(=diferente de ...), não, correta, incorreta, certa, errada, falsa, verdadeira, exceto, e outras; palavras que aparecem nas perguntas e que, às vezes, dificultam a entender o que se perguntou e o que se pediu;
11. Quando duas alternativas lhe parecem corretas, procurar a mais exata ou a mais correta;
12. Quando o autor apenas sugerir ideia, procurar um fundamento de lógica objetiva;
13. Cuidado com as questões voltadas para dados superficiais;
14. Não se deve procurar a resposta exata dentro daquela resposta, mas a opção que melhor se enquadre no sentido do texto;
15. As vezes a etimologia ou a semelhança das palavras denuncia a resposta;
16. Procure estabelecer quais foram as opiniões expostas pelo autor, definindo o tema e a mensagem;
17. O autor defende ideias e você deve percebê-las;
18. Os adjuntos adverbiais e os predicativos do sujeito são importantíssimos na interpretação do texto;
Ex.: Ele morreu de fome
de fome: adjunto adverbial de causa, determina a causa na determinação do fato (=morte de "ele")
Ex.: Ele morreu faminto
faminto: predicativo do sujeito, é o estado em que "ele" se encontrava quando morreu.
19. As orações coordenadas não têm oração principal, apenas as ideias estão coordenadas entre si;
20. Os adjetivos ligados a um substantivo vão dar a eles maior clareza de expressão, aumentando-lhe ou determinando-lhe o siguinificado.
(Eraldo Cunegundes)
Para receber mais dicas acesse www.equipeexpoente.com.br
sábado, 11 de março de 2017
Material Gratuito Para Concursos Públicos
quinta-feira, 9 de março de 2017
Novidades no ENEM 2017
ENEM 2017
Confira as mudanças:
Datas – A partir de agora, o Enem – que continuará sendo realizando em dois dias e no formato de provas impressas – passa a ser aplicado em dois domingos seguidos, e não mais em um único fim de semana.
Redação – Também atendendo a milhares de solicitações, a redação passa a ser realizada no primeiro domingo, juntamente com as provas de linguagem, código e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos. No segundo domingo serão realizadas as provas de matemática e ciências da natureza e suas tecnologias, com 4 horas e 30 minutos de duração.
Certificação – O Enem deixa de certificar o ensino médio, o que volta a ser feito pelo Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos (Encceja), que é o exame adequado para esse fim, em uma parceria com estados e municípios.
Essas e outras mudanças, apresentadas na coletiva, são parte do resultado do amplo debate promovido pelo MEC, que promoveu uma Consulta Pública por meio do Inep entre 18 de janeiro e 17 de fevereiro deste ano. O resultado da consulta orientou parte dos avanços no exame que passam a valer já nesta edição, a ser realizada nos dias 5 e 12 de novembro de 2017.
A portaria que regulamenta todas as mudanças será publicada em 24 de março. Até 10 de abril está prevista a publicação do Edital. As inscrições para o Enem 2017 serão de 8 a 19 de maio.
Segurança – Os participantes receberão cadernos de questões personalizados (identificado com seu nome e número de inscrição), juntamente com os cartões de resposta encartados na prova, com seu nome e número de inscrição. Até 2016, os participantes recebiam o cartão de resposta separado da prova e faziam a identificação com a cor de sua prova. A novidade dos cadernos personalizados reforça a segurança dos quatro cadernos diferentes e identificados por cores.
O Enem 2017 terá seu resultado divulgado em 19 de janeiro de 2018 e continuará oferecendo resultados por área de conhecimento, individual de cada participante e da base consolidada para uso nos programas governamentais Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Financiamento Estudantil (Fies) e Universidade para Todos (ProUni), entre outros. Mas não haverá mais resultado do Enem por escola. O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) do ensino médio passará a ser universal e não mais amostral para escolas públicas e privadas. Isso permitirá o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) por escola.
Atendimento – A aplicação em dois domingos soluciona a situação dos sabatistas, que acessavam o local de prova no mesmo horário dos demais, mas só começavam a responder as questões às 19h. Os participantes que guardam o sábado por questões religiosas, e representaram 76 mil inscrições em 2016, não ficarão mais submetidos ao confinamento de 5 horas.
Outra mudança é em relação ao atendimento especializado. A solicitação de tempo adicional deverá ser feita no ato da inscrição e não mais na hora da prova. As pessoas com deficiência e que, por esse motivo, precisam de tempo extra, terão que inserir um documento comprobatório que motive a solicitação desse atendimento.
Isenção – O Ministério da Educação seguirá concedendo a gratuidade para concluintes do ensino médio de escolas públicas e pessoas contempladas pela Lei 12.799/2013, que dispõe sobre a isenção de pagamento de taxas para inscrição em processos seletivos de ingresso nos cursos das instituições federais de educação superior. Passam a ser beneficiados os cadastrados no CadUnico junto ao Ministério de Desenvolvimento Social e Reforma Agrária.
A comprovação, a partir do Enem 2017, será mais completa. O participante deverá informar, no ato da inscrição, seu número de Identificação Social (NIS). O sistema de inscrição permitirá busca automática. Em situação excepcional, o participante poderá declarar que atende às condições do decreto e da lei que permitem a gratuidade, mas se for verificado que a declaração é inverídica o candidato pode ser eliminado em qualquer etapa do processo. Até 2016, o benefício era concedido mediante autodeclaração e não havia nenhuma verificação da conformidade da informação.
Na edição de 2016, com 8.627.195 inscritos, 1,1 milhão deles (13%) sequer acessou o cartão de confirmação de inscrição. Além disso, 2,5 milhões (30%) faltaram ao exame. A partir de 2017, o participante que obtiver a isenção do pagamento da taxa de inscrição e não comparecer para a realização das provas perderá o benefício da gratuidade para o Enem 2018, caso queira usá-lo. A não ser que justifique ausência por meio de atestado médico ou documento oficial que comprove a impossibilidade de comparecimento. Não haverá mais justificativa por autodeclaração.
Em 2016, os pagantes representaram 23% (2 milhões) do total de inscritos e 77% dos inscritos não pagaram a taxa. Desses, 59% tiveram a carência deferida por comprovarem baixa renda e 18% por estudarem em escola pública.
Consulta – Disponível de 18 de janeiro a 17 de fevereiro, a consulta pública sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve 601.352 respostas. A população foi consultada sobre três aspectos. A primeira pergunta questionava se a aplicação deveria manter o formato atual, em dois dias, ou ser realizada em apenas um dia, com uma prova de até 100 questões e redação, e 5 horas e 30 minutos de duração. Trinta e seis por cento dos respondentes votaram por prova em um dia, mas a maioria, 63,7%, preferiu a manutenção em dois dias.
A segunda pergunta complementava a anterior ao consultar a população se, caso o exame continuasse sendo aplicado em dois dias, quais deveriam ser essas opções. Quarenta e dois por cento votaram por provas em dois domingo seguidos, 34% por domingo e segunda-feira (que se tornaria um feriado escolar), e 23%, a minoria, votaram pela manutenção das provas no sábado e domingo de um mesmo fim de semana. A terceira questão buscou a opinião dos brasileiros sobre a aplicação do Enem por computador, mas 70% votaram contra. Também foi dada ao participante a oportunidade de fazer sugestões para o aprimoramento do exame em um texto de, no máximo, 300 caracteres.
sexta-feira, 3 de março de 2017
Regrinhas Básicas de Potenciação
Produto de potência de mesma base
Para multiplicar duas potências de mesma base, basta manter a base e somar os expoentes.
a^m * a^n = a^m+n
Ex.1:
2^3 * 2^4 = 2^7 = 128.
Esta conta pode ser ilustrada da seguinte maneira:
2^3 * 2^4 = (2*2*2)*(2*2*2*2) = 2^7 = 128.
Repare como essa propriedade pode simplificar certos cálculos. A conta 1024*4096, por exemplo, pode ser feita assim: 1024*4096 = 2^10*2^12 = 2 ^22. A facilidade de realizar a última conta vem, por um lado, da praticidade e simplicidade da noção e, por outro, da agilidade proporcionada pela existência de uma regra para multiplicares potências de mesma base.
Ex. 2:
Resolva a equação 3^x + 3^(x+1) + 3^(x+2) = 117
temos que 3^(x+1) = 3^x * 3^1, e que 3^(x+2) = 3^x * 3^2.
Sendo assim, 3^x + 3^(x+1) + 3^(x+2) = 117
- 3^x + 3 * 3^x + 9 * 3^x = 3^x(1 + 3 + 9) = 117
- 13 * 3^x = 117
- 3^x = 9 -> x =2
Potência de a divisão
Para elevar uma fração a um determinado expoente, basta elevar separadamente o numerador e o denominador ao referido expoente e depois dividir os resultados.
quinta-feira, 2 de março de 2017
Regras de Coerência Textual

para baixar o material clique aqui!
Guia Prático da Nova Reforma Ortográfica
O objetivo deste guia é expor ao leitor, de maneira objetiva, as alterações introduzidas na ortografia da língua portuguesa pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990, por Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e, posteriormente, por Timor Leste. No Brasil, o Acordo foi aprovado pelo Decreto Legislativo no 54, de 18 de abril de 1995.
Clique aqui para baixar!
Apostila de Matemática Gratuita
Clique aqui para BAIXAR o arquivo!
- Números racionais I
- Operações com frações
- Introdução a porcentagem
- Potenciação
- Raiz quadrada
- Unidades de medida
- Perímetro de figuras planas
- Situação-problema
- Números racionais II
- Sistema monetário
- Operações com números decimais
- Medidas de superfície
- Medidas de volume
- Medidas de massa
Desafio "bobo", mas 90% das pessoas erram
Tente responder este desafio em menos de 60 segundos, se conseguir comente sua resposta.
Tudo o que você precisa saber sobre triângulos
Região delimitada por três pontos que não estão em uma mesma reta
- Elementos
- vértices: pontos A, B e C.
- Lados: segmentos AB, BC e CA.
- ângulos: BÂC, CBA, ACB.
- a < b + c
- b < c + a
- c < a + b
- Congruência
III. Bissetrizes internas - Incentro


quarta-feira, 1 de março de 2017
Desafio da Raiz Quadrada
A potenciação e a radiciação são operações inversas uma da outra. Isso significa que, se elevarmos um número positivo a um determinado expoente n e, em seguida, extrairmos do resultado a raiz com mesmo índice n, o resultado obtido deve ser o número original. Em símbolos, (a)^n/n = a. No entanto, deve-se tomar cuidado com o caso em que a é negativo e n é par. A sentença 5^1/2 = 5 é verdadeira, enquanto ((-5)^2)^1/2 = - 5 é falsa, já que ((-5)^2)^1/2 = (25)^1/2 = 5. Devemos, portanto, resistir a tentação de escrever Vx² = x, que só é uma sentença verdadeira quando x>= 0. A rigor, deve-se escrever Vx² = IxI, em que o símbolo IxI denota o módulo ou valor absoluto de x. Lembre-se: o resultado de uma raíz quadrada não pode ser negativo.
Tudo o que você precjsa saber sobre o ENEM 2017.
Antes que você se preocupe, saiba que nada muda para quem fez o Enem 2016 com esse objetivo e cumpriu os requisitos. A mudança só começa a vigorar em 2017, quando o MEC vai oferecer uma alternativa de exame para a obtenção do certificado.
• Marcar a opção de obter o certificado de conclusão do ensino médio com a nota do Enem ao se inscrever para o Exame.
• Selecionar uma instituição certificadora (entidade que vai emitir o certificado) no sistema de inscrição do Enem.
• Ter 18 anos ou mais na data de aplicação da primeira prova.
• Atingir a pontuação exigida: pelo menos 450 pontos em cada uma das quatro provas objetivas e 500 na redação
• Concorrer a uma vaga de emprego que exija ensino médio completo.
• Prestar concurso público para cargos de nível médio.
• Entrar em cursos técnicos subsequentes – aqueles que exigem ensino médio completo.
• Entrar na faculdade!
Saiba como conseguir um diploma do ensino médio utilizando seu desempenho no Enem.
CERTIFICADO DE CONCLUSÃO
DO ENSINO MÉDIO PELO ENEM
Até 2008 o Exame Nacional
para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) era a prova
responsável por avaliar adultos que pretendiam conseguir um certificado de
conclusão do ensino médio. Essa função foi repassada ao Exame Nacional do
Ensino Médio (Enem),
que também emite certificado do ensino fundamental. Atualmente, o Enceeja
avalia apenas o ensino fundamental.
As pessoas com mais
de 18 anos (emancipados também precisam ter 18 anos) podem fazer
apenas o Enem para obter os diplomas de ensino fundamental e médio.
A cada edição o Enem
recebe mais inscrições de brasileiros que desejam um diploma de ensino médio,
porém as dúvidas são muitas sobre esse processo. Existem regras a serem
cumpridas e documentos a serem providenciados para que o certificado seja
emitido. Vamos a elas:
• Completar 18 anos até o
dia da primeira prova do Enem;
• Indicar na inscrição do
Enem que deseja obter o certificado de conclusão do ensino médio;
• Escolher na inscrição do
Enem uma instituição certificadora (de preferência uma na sua cidade);
• Obter, no mínimo, 450
pontos em cada uma das quatro provas objetivas do Enem e 500 na redação.
O segundo e terceiro
requisitos devem ser marcados no momento da inscrição no Enem, na parte de
"Informações do Ensino Médio". O interessado na certificação deve
marcar que não concluiu o ensino médio, ou seja, uma das três últimas opções da
imagem abaixo. Feito isso, aparecerá a seguinte pergunta: "Irá usar sua
nota no Enem para obter certificado do Ensino Médio?". O participante deve
marcar "sim" e depois escolher onde pegará o certificado. A pergunta
sobre o EJA não interfere na obtenção do certificado.
O interessado em obter o
diploma do ensino médio deve procurar a instituição certificadora que
escolheu no ato de inscrição do Enem, para solicitar o certificado. As
instituições certificadoras só aceitam as notas do último Enem realizado,
ou seja, quem pretende obter o diploma em 2017 deve mostrar os resultados
do Enem 2016. No caso de outras edições do Enem, ligue no 0800 616161 ou
procure a Secretaria de Educação da sua cidade ou Estado.
Documentos exigidos para
certificação:
• Carteira de identidade e
CPF (cópias e originais);
• Certidão de Nascimento
ou Casamento (cópia);
• Comprovante de endereço
com CEP (cópia);
• Boletim individual de
resultados expedidos pelo INEP referentes ao último Enem (cópia);
• Declaração individual,
devidamente assinada, que ateste não haver concluído o Ensino Médio (expedido
na hora pela instituição certificadora);
• Declaração individual,
devidamente assinada, que autorize a utilização do resultado do Enem (expedido
na hora pela instituição certificadora).
Os interessados em obter o
certificado devem respeitar o cronograma, o horário de atendimento e os
procedimentos estabelecidos por cada instituição certificadora. Com esse
diploma também é possível concorrer às vagas do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
O certificado é
emitido em 45 a 90 dias úteis, mas durante esse período o estudante fica
com um documento provisório que permite a matrícula no ensino superior.
Não consegui a pontuação
em todas as provas
Aqueles que conseguiram a
pontuação mínima apenas em algumas provas não podem solicitar o
certificado de conclusão do ensino médio, mas podem requerer a declaração
de proficiência específica da área. Assim, no próximo Enem não precisam
obter a pontuação nessas áreas.
Os procedimentos para
obter a declaração de proficiência são os mesmos do certificado de conclusão. O
participante do Enem deve procurar a instituição certificadora que escolheu
quando se inscreveu no Enem.
Eu não escolhi uma
instituição certificadora
Quem não indicou no ato de
inscrição do Enem que pretende obter o certificado de conclusão do ensino médio
ou indicou, mas esqueceu de escolher uma instituição certificadora, não
tem a garantia que irá conseguir o certificado ou a declaração de
proficiência. Nesses casos, cabe a instituição certificadora aceitar ou não a
solicitação.

Simulado 4 ENEM - 5 Questões de Prova Anterior
1) Um pesquisador ao explorar uma floresta, uma caneta de 16,8 cm de comprimento ao lado de uma pegada. O comprimento da caneta (c), a largura (L) e comprimento (C) da pegada, na fotografia, estão indicados no esquema:*
Apostila Impressa - 224 páginas (Volume II)
Apostila Impressa - 206 páginas (Volume III)
Apostila Impressa - 154 páginas (Volume IV)
Apostila Digital por Download – 22 MB
Curso On Line - 192 Horas
- Geografia
- Filosofia
- Sociologia
- Química
- Biologia
- Literatura
- Língua Estrangeira (Inglês)
- Artes
- Educação Física
- Tecnologia da Informação e Comunicação
- AS DEMAIS FORMAS DE PAGAMENTO, O PRAZO DE 1 (UM) DIA ÚTIL.*
Dica de Exercício - Grandezas Diretamente Proporcionais
Caixas
de água
|
Capacidade
|
Horas
|
2
|
500
litros
|
3 horas
|
1
|
750
litros
|
X horas
|
Simulado II EsPCex - 5 Questões de Provas Anteriores
Exército Brasileiro
OFICIAL DE CARREIRA

Simulado II EsSA - 5 Questões de Provas Anteriores
Apostila Preparatória EsSA 2017
SARGENTOS DO EXÉRCITO (CFS)

Simulado II EEAR - 5 Questões de Provas Anteriores
Concurso FAB 2017
SARGENTO DE TRÁFEGO AÉREO

Apostila Digital por Download – 10MB
- Língua Inglesa
- Matemática
- Física
** ENVIO IMEDIATO na compra da apostila por download PELO PAG SEGURO - (Após aprovação da análise feita pelo Pagseguro).
Simulado II CFN - 5 Questões de Provas Anteriores
Concurso Marinha do Brasil 2017
SOLDADO FUZILEIRO NAVAL

Apostila Digital por Download – 8 MB
- Português
** ENVIO IMEDIATO na compra da apostila por download PELO PAG SEGURO - (Após aprovação da análise feita pelo Pagseguro).